Ohh Parceiro.... você tem que fazer a pesquisa aqui do lado

ACESSO RÁPIDO! Pesquise aqui:

Bola nos pés e inovações do futebol na infância!

Escrito Por: Publicado em: Futebolaria Data de Criação: 07/11/2014 Acessos: 2978 Comentários: 0

Além do futebol de várzea, pelada, clássica que já descrevemos no post "", a criatividade era tão grande que a falta de um local adequado, traves e marcações e a limitação ou excesso de jogadores nos obrigavam a criar novos tipos de jogos de futebol. Dedicamos este post a uma pequena amostra de nossa lembrança, mas convidamos a todos a comentar outras formas derivadas do futebol que praticava na infância! Prometemos atualizar o post com algumas novas modalidades citadas nos comentários.

 

MODALIDADES

Além da pelada seguindo as regras básicas do futebol, existiam outras alternativas de jogos, seguem poucas para que nossos leitores

 

O Gol a Gol é uma das mais praticadas partidas quando se tem apenas dois jogadores e um campinho de futebol. Se a bola está no seu campo você pode chutar para o gol adversário até o meio de campo. Assim como o paulistinha, se existir rebote do goleiro e a bola voltar para o seu campo, você pode tentar driblar o adversário e marcar um gol desde que dentro da área adversária. No Gol a Gol se o jogador de ataque encostar na bola no campo adversário era penalty para o jogador de defesa betar, isto gerava um cuidado imenso de ao tentar o gol no rebote e a bola sair o jogador de defesa não te pegar desprevinido e jogar a bola em você. Algumas regras no gol a gol comuns eram 3 escanteios ou duas traves contarem como um gol, ou como critério de desempate.

O ranca é a modalidade certamente mais violenta do jogo, utilizada muito quando existia muita gente e pouca organização. Após gritar “é RACHA!!” o jogador com a bola dá um chutão para o alto, a bola caindo, qualquer jogador poderia chutar a bola em direção a um adversário. Se o adversário fosse acertado ele teria que correr até a trave de maior distância (o que deixava a maioria dos jogadores no centro do campo) e neste momento até encostar na trava qualquer jogador poderia espancar o desesperado. Normalmente não recomendado ser praticado por gordinhos desajeitados.

Existia o paulistinha (que provavelmente em São Paulo tinha outro nome) onde enfretavam duas duplas. A dupla de ataque batia 6 penaltys (3 para cada jogador) e dupla de defesa ficava ambos defendendo a bola no gol. No caso de rebatida, ou seja, se o goleiro defender e a bola espirrar dentro do campo, os jogadores de ataque poderiam tentar marcar um gol desde que dentro da área do goleiro, mas se a bola saisse pela lateral ou escanteio acabava a oportunidade. Vence quem conseguir o maior número de gols.

O quebra Lata, pouco praticado como as demais modalidades, mas uma de minha preferidas. Cada jogador escolhe uma lata, normalmente aquele de óleo de cozinha que sua mãe jogou fora, e escolhe um lugar no campo para defender a sua lata. Pode-se jogar quantos jogadores com lata o campo permitir. Após um chutão da bola para o alto cada jogador tenta chutar a bola e derrubar a lata de um adversário, que é eliminado e aguarda até o final da partida. Ganha o jogo o jogador que ficar com a sua lata em pé. o jogo é emocionando pois nunca se sabe em quem se pode confiar, pois você pode tentar arrumar uma tocaia para um adversário, mas ser traído no meio do caminho e derrubarm a sua lata.

O paredão, de posse de uma bola e uma parede grande, forma-se uma fila e do primeiro ao último inicia-se o chute acertando um gol fictício delimitado nesta parde. O jogador que errar o alvo é eliminado e reinicia-se os chutes pelo jogador seguinte da fila. É claro que os jogadores tentavam rebater a bola o mais longe possível do próximo adversário ou com efeito para ficar em sem angulo ou atrás de um obstáculo para o próximo chute. Vence o que permanecer sem errar o alvo.

E você, qual outro tipo de jogo com a bola nos pés praticava?

 

 

Deixe um comentário

Captcha


Últimos Posts

Copa Libertadores da América

O tão cobiçado título sul-americano, que dá vaga ao Mundial Interclubes,  como em todos os anos...

Leia mais

#7x1Day - Um ano depois

64 anos depois, o Brasil sediava mais uma Copa do Mundo.Bem ou mal, durante cinco jogos a Seleção fe...

Leia mais

Camisas de Futebol Vintage

Gosta de camisas de futebol vintage? Que tal uma coleção de 76 camisas? Confira agora! ...

Leia mais